sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ainda sobre Efésios!!!


Efésios 2 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não das obras, para que ninguém possa se orgulhar.”
Nestes pequenos versos, está delineada uma das principais doutrinas cristãs – a salvação pela graça! Graçaaaaa .......favor imerecido! Este capítulo traz em seu título a seguinte frase: Da morte para a vida, ou, do pecado para a salvação pela graça! Paulo reafirma a natureza pecaminosa que cada um traz dentro de si, e de como somos suscetíveis ao pecado e tão facilmente corrompidos com o que o mundo nos oferece. Porém, nos lembra da graça e da misericórdia de Deus, que por vontade própria, tomou a iniciativa a fim de resgatar a cada um de nós... Jesus é o meio para voltarmos a Deus – o único caminho!
Ninguém pode garantir a sua própria salvação através dos próprios esforços. Temos hoje no mundo várias religiões que pregam essa teoria. E é justamente neste ponto que o Cristianismo se difere das demais religiões; todas as outras buscam um caminho, uma forma para se chegar a Deus e para alcançar a salvação. O cristianismo prega que Deus já veio ao encontro do homem – e para este, ficou apenas o encargo de crer e aceitar a Jesus como único e suficiente Salvador.
É muito bom quando alguém consegue compreender e aceitar essa verdade. Eu demorei muito tempo pra entendê-la: sempre achei que dependesse de mim. Eu deveria fazer por onde merecer o amor de Deus. E sofri muito com isso...porque toda vez que eu vacilava, era consumida pela culpa, achando que Deus não mais me queria... Até eu entender e experimentar o amor de Deus, independente do que eu fizesse ou de quantas vezes tivesse tropeçado. Minhas rebeliões não farão Deus me amar menos, e nem minhas boas obras farão com que Ele me ame mais. Ele me ama e ponto final!

Quando passamos a entender essa verdade, nós mudamos! Amar a Deus não se torna uma exigência, mas um sentimento natural, fruto de um relacionamento, que como qualquer outro, só pode desenvolver-se na base da reciprocidade. Cumprir a vontade de Deus não será uma obrigação religiosa, mas sim, a atitude grata daquele que ama ao Senhor. Fazer a vontade de Deus torna-se tão natural quanto comer e beber.
Voltando ao contexto em que Paulo escreveu esse capítulo, vale ressaltar que o povo judeu se achava o único merecedor do céu. De fato, o povo judeu, é o povo escolhido por Deus. Antes da morte de Cristo, eles sacrificavam animais no altar do templo para a remissão de seus pecados. Porém, Deus providenciou, não apenas para os judeus, mas para todos aqueles que cressem, uma salvação que eliminaria qualquer novo sacrifício – o justo morrendo pelos injustos; o santo dando sua vida em favor de pecadores – Jesus morrendo por nós!
Hoje, a verdadeira Igreja, o corpo de Cristo, é composta por todos aqueles que crêem e são fies à palavra de Deus. A Igreja existe em Cristo e através de Cristo, e por isso, ela é uma realidade distintiva do Novo Testamento – a limitação antiga para apenas uma nação, foi substituída pela inclusão, em igualdade de condições, de crentes de todas as nações. Os judeus eram muito ligados às tradições, e não conseguiam entender o mistério da graça, que foi recebido prontamente pelos gentios ( os não judeus). Paulo estava querendo relembrar aos efésios, que agora eles faziam sim, parte do povo de Deus. Não eram inferiores aos judeus, e nem menos merecedores do amor de Deus. Ou seja, fazemos parte da mesma família, a família de Deus.
A graça do Senhor nos alcançou. Quanto a isso podemos descansar. Não defendo uma vida dissoluta, de realização dos próprios desejos em detrimento da vontade Deus. Mas, já como membros do corpo de Cristo, se não tivermos vontade de refletir a Deus através de nossas vidas, algo está errado! Deus é bom. É maravilhoso adorarmos a Ele... Ele nos compreende e nunca nos deixa só ...por isso o amamos, e por isso temos prazer de falar dEle a todos! Késia Mesquita

2 comentários:

CANTOR JEFFERSON BENNY disse...

A PAZ DO SENHOR CANTORA ABENÇOADA? ME CHAMO JEFFERSON BENNY, SOU TAMBEM UM LEVITA E ESTOU EM FASE DE GRAVAÇÃO DO MEU 2ºCD. ASSISTINDO ESSA SEMANA O FILME: "ENTRE O AMOR E A RAZÃO" FIQUEI MARAVILHADO COM SUA MÚSICA LINDA E SUA VOZ BELÍSSIMA E SENTI DE DEUS EM REGRAVAR ESSA BELA MÚSICA EM MEU NOVO CD, NA VERDADE O REPERTÓRIO JA ESTÁ FECHADO E MESMO ASSIM GOSTARIA MUITO DE INCLUIR SUA MÚSICA EM MEU CD E SE POSSÍVEL A AMADA AUTORIZASSE PARA QUE EU POSSA REGRAVAR ESSA LINDA MÚSICA. DESDE JA AGRADEÇO ANTECIPADAMENTE PELA ATENÇÃO E AGUARDO TUA RESPOSTA.
----------------------------------
CONTATOS:
E-MAIL: jeffersonbenny@hotmail.com
BLOG: jeffersonbenny.blogspot.com
FONE: (88)8835.5274

Unknown disse...

minha querida a apaz do senhor;;;;

ki sua viida seja abençoada sempre...

te adoro bju