segunda-feira, 29 de setembro de 2008

SENTENÇA DE MORTE - VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR?

Essa semana, tomei conhecimento de um fato ocorrido em meu bairro, que entristeceu-me a alma, e me fez questionar novamente sobre as vantagens e desvantagens da sentença de morte. Um jovem drogado, estuprou a própria mãe, uma senhora já idosa, que com tamanha violência, foi parar no hospital. O primeiro pensamento que veio à minha mente, foi o de que esse homem merecia a morte. Sabemos pela história, que a sentença de morte foi considerada por muito tempo, e ainda o é em alguns países, como um ato punitivo ao ofensor, e de justiça ao ofendido. Geralmente, preferimos a forma punitiva de Deus no Antigo Testamento, que exterminava através de seus julgamentos, aqueles que cometiam profanação contra o que era sagrado. Porém, Jesus veio, e como cumpridor da lei, nos trouxe a ordem de amar, e considerar a vida como o valor absoluto. Penso que o maior risco da sentença de morte, seja a condenação de um inocente! Porém, casos como o citado acima, nos fazem pensar, que deixar um homem com tal instinto maligno solto por aí, é um ato de injustiça para com a sociedade. E você.... o que pensa sobre isso? Késia Mesquita

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CONFISSÃO!

No início da minha fé, inocente quanto à maldade do mundo e ignorante quanto às próprias fraquezas, achava-me merecedora da atenção de Deus. Erguendo uma bandeira de retidão, enxergava o favor de Deus como algo naturalmente merecido. Com paixão e inocência juvenis, não admitia que dor, amargura ou tristeza tocassem meu coração. Achava incoerente que alguém entregue a Deus se deixasse abater por tais sentimentos!...
Até o dia em que me deparei com as excentricidades de meu temperamento. Até o dia onde tive um encontro desastroso com as fraquezas de minha natureza humana. Até o dia em que uma tempestade soprou forte em minhas emoções, ao ponto de deixar-me constrangida e envergonhada para procurar a ajuda divina! Vergonha.... Culpa.... Pecado....
Embora exteriormente eu possa ser política, social e religiosamente correta, Deus conhece os pensamentos impuros, os motivos egoístas, as intenções maléficas, a inveja suprimida, os desejos impróprios, fazendo com que hoje, eu entenda o que é graça, não ousando apelar para nada além da misericórdia a mim ofertada!
Antes, eu pensava que dependia de mim! Hoje, realmente fico maravilhada, sem quase conseguir entender, como Deus pode confiar a mim a responsabilidade de ser portadora de sua palavra e reflexo do seu amor! E ao mesmo tempo que vou reconhecendo, dia após dia, minha indignidade, mais desejo aproximar-me de Sua presença. Meu coração anseia por mais de Deus, e é somente a Ele que posso recorrer para vencer os sentimentos contrários à Sua santidade.
A guerra entre carne e espírito se intensifica a cada batalha. Satanás possui uma qualidade ausente em muitos de nós: a perseverança. Ele não se retira por que perdeu uma batalha....Ele continua tentando enquanto pode. E em meio a tão árdua luta, chego alguma vezes, ao ponto de sentir-me em um calabouço, sendo capaz de ouvir apenas os gemidos da minha alma, e sentir em meus ossos o peso do pecado imundo de pensamentos vãos!
Vejo a necessidade de uma atitude radical se desejo mesmo ser fiel até o fim. Estaria disposta a sofrer todas as consequências? Estaria preparada para tantas lágrimas e solidão? Afinal, ao contrário do que dizem os pregoeiros da prosperidade e vida sem problemas, a Palavra de Deus nos diz, que aquele que quiser viver piedosamente, padecerá! Fazer o que Deus quer é andar em oposição ao mundo e a si mesmo. Se quero a vida que brota da cruz, tenho que carregá-la. Se quero a vida eterna, terei que crucificar a carne em favor da alma. Apelarei para a graça redentora de Cristo Jesus, que conhece minha estrutura e sabe que não passo de pó. Rogarei por misericórdia, como o réu que caminha para a execução da sentença. Clamarei. Pedirei clemência, porque desesperadamente sei, que não acharei redenção, a não ser em Ti!
Tudo em ti ó Deus, me impressiona. Porém, me pergunto: o que eu poderia fazer para te impressionar? Será que alguém como eu, poderia, de alguma forma, chamar tua atenção?... Simplesmente pedir perdão? Romper a multidão para tocar na orla de tuas vestes? Construir um santuário para adoração do teu nome? Brigar até alcançar a minha benção? Suportar calado? Chorar? Interceder? Subir em uma árvore? Entrar no palácio sem ser convidada?
O que devo fazer para que te alegres sobre mim? Admiras o que suporta ou o audacioso? Sorrias para o valente ou para o prudente? Como saber o que te agrada?... Confesso, que antes de me deparar com tantos pecados da minha alma, expostos pela perfeição da conduta de Cristo, agia como o filho mais velho da parábola do filho pródigo. Procurando observar os preceitos e ser obediente, achava ser merecedora da herança. Pensava que Deus tinha um cuidado especial para com aqueles que não transgrediam as leis. Porém, ao longo dos anos, pude observar o cuidado especial que Deus dedica também aos filhos rebeldes, que foram atrás das realizações dos seus desejos em oposição à vontade de Deus. Senti despeito. Apresentei justiça própria. Senti-me injustiçada. Esquecida. Preterida. Do que vale ser sempre correto? De que vale a aprovação dos homens, sem conseguir atrair uma reposta positiva de Deus? Porque tanto silêncio? E se eu O desafiasse? De todas as formas não sofreria?... Ás vezes, gostaria de ouvir, nem que fosse, tua voz repreendendo-me....só quero sentir que estás comigo!!!
Senhor, perdoa-me se tenho sido inoportuna. Tudo isso relfete a confusão de um coração que deseja saber o que te agrada. Sei que não te guias por padrões humanos, mas exiges de mim um padrão de santidade, que me obriga a lutar contra os meus piores instintos. Hoje, não tenho nada além de mim mesma para te apresentar. Tal como sou... muitos defeitos....nada de justiça própria!
Entendo que o teu amor existe e persiste em me querer, independente do que eu faça, pense, ou deixe de fazer! Mas também sei que és justo, refletindo a pureza e autentidicidade do teu amor. Teu favor sempre será imerecido e tua graça sempre será ofertada a todos: bons e maus, justos e injustos, filhos obedientes e rebeldes. Sei que amas a verdade, e sinto que de alguma forma ela chama a tua atenção. Ajuda-me... tenha-me em tuas mãos! Guarda-me dos meus próprios sentimentos. Sei que és Bom e Fiel, e isso me basta!
Késia Mesquita

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Uma Oração

Ó, Tu, que vieste do alto,
O fogo puro e celestial transmite,
acende uma chama de amor sagrado,
no pobre altar do meu coração!
Permita que nele a tua glória queime
com resplendor inextinguível,
e volte trêmula à sua fonte,
em humilde oração e fervente louvor!
Jesus, confirma o desejo do meu coração...
trabalhar, falar e pensar para Ti;
Permite, no entanto, guardar o fogo sagrado... e aviva teu dom em mim! Charles Wesley



Para Refletir...






Antes do perdão, a confissão. Antes da paz, a guerra. Antes do alívio, a provação. Antes da vitória, a tentação. Antes da alegria, a tristeza. Antes da aprovação, o teste. Antes da felicidade, o sofrimento. Antes da ressurreição, o sacrifício. Antes da vida eterna, a morte.

Késia Mesquita

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Pensamento....

Estou certo de que para cada herói destacado há dezenas nas sombras. Eles não estão na imprensa. Não atraem multidões. Nem mesmo escrevem livros! Mas, por trás de cada avalanche há um floco de neve. Por trás de cada rocha lisa, há um cristal. Uma explosão atômica inicia-se com um átomo. E um reavivamento pode começar com um sermão. E façamos o possível para manter nossos olhos abertos. O Lutero de amanhã pode estar cortando a sua grama. E o herói que o inspirará pode estar mais próximo do que imagina. Ele pode estar em seu espelho.
Max Lucado

EM BREVE!!!!!

Em breve.... lançamento do livro CONSUMIDOS SEM CAUSA - POR QUE SOFREMOS?
Apesar de sempre ter me dedicado à escrita, a questão do sofrimento humano foi o primeiro tema que impulsionou-me a escrever um livro, afinal, ele faz parte da vida. Sua natureza é vasta, assim como suas consequências quando não é devidamente enfrentado. Muitas vezes associamos sofrimento à punição, e entramos em conflito quando vemos o justo sofrer. Procuro compartilhar através deste livro, meus pensamentos e conclusões adquiridos através de exemplos diários e leituras realizadas durante muitos meses de pesquisa. Muitas vezes, sofremos em decorrência de determinadas atitudes, outras vezes, nos sentimos, simplesmente, consumidos sem nenhuma causa aparente. Falar sobre sofrimento, não eliminará a dor, mas pode mudar nossas perspectivas quanto às suas causas e propósitos. Que esse livro seja uma benção em sua vida!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Efésios 1


A epístola aos efésios foi escrita quando Paulo estava preso em Roma. A intenção dele era fortalecer os efésios na fé em Cristo, e dar elevados pontos de vista acerca do amor de Deus e da dignidade e excelência de Cristo, fortalecendo a mente de cada um deles.
À primeira vista, parece ser uma carta difícil para ser compreendida, mas se você ler calmamente, poderá extrair de imediato preciosas lições.
Toda pessoa que busca a Deus, precisa se firmar em verdades eternas para se sustentar na fé. Não podemos esperar sempre pelas pessoas ou instituições. Elas são extremamente importantes sim, mas apenas como complemento de algo muito maior – de verdades que são a verdadeira razão da nossa fé.
O primeiro capítulo fala sobre isso: “antes da criação do mundo, Deus já havia nos escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa” v.4
Há muita discussão em torno desse versículo – a velha briga entre os teólogos...escolha ou predestinação. Mas isso é fácil de ser entendido! Quando Deus criou o homem, o criou para louvor da sua glória e para que vivesse em comunhão com Ele. Porém, o pecado entrou no mundo, nos afastando de Deus. Ele mesmo proveu o meio de voltarmos a Ele – Jesus! Porém, Deus nos deu livre-arbítrio, e podemos escolher a quem servir. Quando nos decidimos por Deus, tudo que Ele havia predestinado para os seus filhos, será cumprido na vida de quem o aceitou.
Quando você percorre um caminho para conhecer a Deus, e não simplesmente caminha rotineiramente para uma igreja, reconhece que em Deus a sua vida tem propósito. Haverá dias, que a palavra do pastor, dos pais, do professor ou de qualquer outro alguém não vai tocar o seu coração. Dias, em que vai preferir ficar em casa sozinho, do que sair com os amigos, ou até mesmo ir à igreja. Mas se você encher a sua mente e o seu coração da palavra de Deus, nunca chegará o dia de você se afastar de Deus totalmente. Talvez você tropece, erre ou fique um pouco fraco. Contudo, se continuar cultivando o seu relacionamento com Deus, você será diferente. Suas emoções vão se abalar, mas a fé não.
“E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer” v.17
Peça sempre orientação ao Espírito Santo na hora de ler a palavra de Deus. Acredite: Ele faz por nós, aquilo que não podemos fazer sozinhos!
O capítulo primeiro de Efésios ensina a irmos a Cristo, o Senhor de tudo, nosso Criador e Provedor. Você está indo ao caminho certo....Quando sentimos a nossa fraqueza, podemos observar mais ainda a grandeza do poder de Deus, que está disponível para nos auxiliar em nosso aperfeiçoamento como seus legítimos filhos!
Késia Mesquita