segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Efésios 1


A epístola aos efésios foi escrita quando Paulo estava preso em Roma. A intenção dele era fortalecer os efésios na fé em Cristo, e dar elevados pontos de vista acerca do amor de Deus e da dignidade e excelência de Cristo, fortalecendo a mente de cada um deles.
À primeira vista, parece ser uma carta difícil para ser compreendida, mas se você ler calmamente, poderá extrair de imediato preciosas lições.
Toda pessoa que busca a Deus, precisa se firmar em verdades eternas para se sustentar na fé. Não podemos esperar sempre pelas pessoas ou instituições. Elas são extremamente importantes sim, mas apenas como complemento de algo muito maior – de verdades que são a verdadeira razão da nossa fé.
O primeiro capítulo fala sobre isso: “antes da criação do mundo, Deus já havia nos escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa” v.4
Há muita discussão em torno desse versículo – a velha briga entre os teólogos...escolha ou predestinação. Mas isso é fácil de ser entendido! Quando Deus criou o homem, o criou para louvor da sua glória e para que vivesse em comunhão com Ele. Porém, o pecado entrou no mundo, nos afastando de Deus. Ele mesmo proveu o meio de voltarmos a Ele – Jesus! Porém, Deus nos deu livre-arbítrio, e podemos escolher a quem servir. Quando nos decidimos por Deus, tudo que Ele havia predestinado para os seus filhos, será cumprido na vida de quem o aceitou.
Quando você percorre um caminho para conhecer a Deus, e não simplesmente caminha rotineiramente para uma igreja, reconhece que em Deus a sua vida tem propósito. Haverá dias, que a palavra do pastor, dos pais, do professor ou de qualquer outro alguém não vai tocar o seu coração. Dias, em que vai preferir ficar em casa sozinho, do que sair com os amigos, ou até mesmo ir à igreja. Mas se você encher a sua mente e o seu coração da palavra de Deus, nunca chegará o dia de você se afastar de Deus totalmente. Talvez você tropece, erre ou fique um pouco fraco. Contudo, se continuar cultivando o seu relacionamento com Deus, você será diferente. Suas emoções vão se abalar, mas a fé não.
“E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer” v.17
Peça sempre orientação ao Espírito Santo na hora de ler a palavra de Deus. Acredite: Ele faz por nós, aquilo que não podemos fazer sozinhos!
O capítulo primeiro de Efésios ensina a irmos a Cristo, o Senhor de tudo, nosso Criador e Provedor. Você está indo ao caminho certo....Quando sentimos a nossa fraqueza, podemos observar mais ainda a grandeza do poder de Deus, que está disponível para nos auxiliar em nosso aperfeiçoamento como seus legítimos filhos!
Késia Mesquita